O Cartão Cidadão é como um cartão bancário comum. Com as cores do Brasil, é entregue a todos os brasileiros que possuem benefício sociais ou trabalhistas. Não precisa pagar para receber a primeira via, entregue em uma agência da Caixa Econômica Federal. O seu uso vai muito além de ser um cartão de saque.
Quem pode ter um Cartão Cidadão?
Apesar de ser um cartão emitido e entregue pela Caixa Econômica Federal, é preciso ter alguma relação com benefícios governamentais para ter direito a solicitar um Cartão Cidadão. No momento em que é feito o cadastro em projetos ou há direitos trabalhistas a solicitação da primeira via do cartão é automática.
Uma das funções do cartão é consulta e recebimento de direitos trabalhistas. Quem possui FGTS, PIS ou Pasep ou ainda necessite receber o seguro desemprego e abono salarial tem direito a ter o Cartão Cidadão. Os cadastrados no Bolsa Família e outros projetos governamentais com recebimento de ajuda em dinheiro também devem possuir um cartão. Ele é o principal instrumento de recebimento dos benefícios.
Para que serve o Cartão Cidadão?
Os serviços relacionados com o Cartão Cidadão para os trabalhadoras com carteira assinada e seus direitos trabalhistas depositados pela empresa são:
- Consultar extrato e saldo do FGTS;
- Consultar saldo, rendimentos ou realizar o saque do PIS 2022;
- Consultar ou realizar o saque do Abono Salarial;
- Realizar o saque do seguro desemprego.
Os serviços do Cartão Cidadão para cadastrados em programas e projetos do governo são:
- Acompanhamento de contrato e saldo do FIES (Financiamento Estudantil);
- Consultar saldo e realizar o saque do Bolsa Família 2017.
Como Solicitar o Seu Cartão Cidadão
Caso seja cadastrado em algum projeto social ou tenha direitos trabalhistas por contribuição do empregador, a emissão da primeira via do cartão será automática. Se já for cadastrado e não recebeu seu pequeno documento de plástico deve procurar uma agência da Caixa com seus documentos pessoais de identificação com foto e fazer a solicitação.
A perda ou roubo do cartão também é solucionada em uma agência da Caixa. Levando seus documentos pessoais o cadastro é consultado e uma segunda via é emitida. Não é necessário pagar qualquer taxa para a emissão de outra via, mas deve ser pega em uma agência.
Cadastramento de Senha do Cartão Cidadão
Após ter o cartão em mãos o usuário pode procurar uma agência da Caixa Econômica Federal ou Lotérica com seus documentos pessoais para cadastrar a senha. Em caso de erros que gerem o bloqueio deve retornar ao mesmo local para fazer a mudança dos números e conseguir realizar saques novamente.
O cadastramento de senha ou a troca em caso de esquecimento pode ser feito em uma Lotérica também. Para isso é preciso entrar em contato por telefone com a Caixa através do número 0800 726 0207.
Perdi o Cartão Cidadão. Posso fazer saques dos benefícios?
O saque de bolsas assistenciais e benefícios trabalhistas podem ser feitos diretamente no caixa de uma agência da Caixa Econômica Federal. É preciso para isso estar com documentos pessoais com fotos como identidade e carteira de trabalho.