Quando criado o Bolsa Família foi uma verdadeira revolução no Brasil. O programa de distribuição de renda no Governo Federal foi o responsável por tirar famílias do estado de extrema pobreza e possibilitar muitos jovens a continuar os estudos. São mais de 13 milhões de beneficiados em todo o país e até hoje é possível solicitar o Bolsa Família, só saber se você tem direito.
Como funciona o Bolsa Família?
O programa do Governo Federal consiste em um auxílio na renda mensal (em alguns casos a única fonte) para ajudar nas compras básicas familiares de alimentos, itens de limpeza e medicamentos.
O valor Bolsa Família 2024 é pago em dinheiro via depósito em conta na Caixa. Todos os cadastrados possuem um cartão cidadão e de acordo com a numeração final é o seu dia de saque do benefício em uma agência da Caixa Econômica Federal ou Lotérica.
Membros de uma mesma família podem solicitar uma Bolsa Família desde que a soma das bolsas não ultrapasse meio salário mínimo. Também não se pode receber mais de dois benefícios por pessoa. Em caso de fraudes o beneficiário perde o direito ao pagamento de imediato e não pode receber novamente.
Quem tem direito a solicitar o Benefício?
As famílias com direito a receber o Bolsa Família devem ter renda mensal mínima de zero e máxima de R$ 170 por pessoa, não podendo somar meio salário mínimo. Estando nesta classificação possuem direito a receber o bolsa família pessoas:
- classificadas como extrema pobreza por receber salário abaixo de R$ 85 mensais
- grávidas de baixa renda por benefício de até 9 meses
- crianças de 0 a 6 meses para ajudar na lactação
- estudantes de 16 17 anos da rede pública
Mesmo que você esteja classificado nas regras acima é preciso estar na faixa de renda de classificação de baixa renda ou extrema pobreza. Exemplo: estando com filho de 3 meses em casa não é possível à criança receber o benefício se a família ganha dois salários mínimos.
Como posso receber o Bolsa Família?
É preciso procurar os pontos de cadastramento de sua cidade. Cada prefeitura montou um sistema diferente de local de coleta de dados. Ao se dirigir ao local depois de buscar a informação do endereço completo, tenha em mãos os seguintes documentos:
- identidade
- CPF
- comprovante de residência
- comprovante de renda
- certidão de nascimento dos menores de idade a receber a bolsa
Cadastro feito é só aguardar a aprovação e esperar a data para receber o cartão e começar a receber o benefício. Os casos mais graves são solucionados mais rapidamente como grávidas em estado de extrema pobreza. Mas todos os dias novas pessoas são cadastradas em um período que pode durar menos de 30 dias.
É preciso pagar para se cadastrar no Programa?
Não é preciso pagar nenhuma taxa a atendente. Em especial porque todos os funcionários responsáveis pelo cadastramento do Bolsa Família estão a serviço do Governo Federal. Qualquer cobrança de taxa deve ser denunciada a funcionários do programa.