Quando o trabalhador consegue seu primeiro emprego uma série de novidade não apenas no ambiente de trabalho e rotina, mas também em relação a documentos e programas do Governo Federal, que servem para assegurar os direitos dos trabalhadores.
Um desses programas é o PIS ou Programa de Integração Social. Criado em 1970 pelo Governo Federal, o PIS nasceu com o intuito de fazer a integração de todos os trabalhadores com a empresa e sua vida, fazendo com que a distribuição de renda fosse realizada de forma mais efetiva por meio do Seguro Desemprego e do Abono Salarial.
O PIS deve ser cadastrado pela Caixa Econômica Federal pelo seu empregador assim que você for admitido no seu primeiro emprego. Ele é feito apenas por empregados da rede privada e só precisa ser feito uma única vez.
Ao se cadastrar no PIS, você receberá um cartão com o número de cadastro que será usado na hora de receber seu Seguro Desemprego e, também, seu Fundo de Garantia de Tempo de Serviço, ou FGTS.
Aumento no valor do benefícios
Para os trabalhadores uma boa notícia, no ano de 2019 o PIS teve um aumento e poderá ser retirado pelo trabalhador no valor de R$ 788,00.
O pagamento do benefício é feito de acordo com um calendário PIS 2020 disponibilizado pela Caixa Econômica Federal. Tem direito a receber o PIS o trabalhador que teve carteira assinado por pelo menos um mês durante o ano de 2019 e que atinge um limite estipulado pelo Governo, que é o de até dois salários mínimos.
Seu reajuste tem como base o valor do salário mínimo do ano passado, e os pagamentos são divulgados sempre no mês de junho pelo Codefat. Além disso, o empregado precisa estar cadastrado no PIS por, pelo menos, cinco anos e ter todos os seus dados informados ao RAIS ou Relação Anual de Informações Sociais no ano base.
Para sacar o valor, é preciso que o empregado leve tenha o número do seus PIS e um documento com foto. Depois, é só se dirigir em uma agência da Caixa, casa lotérica, Correspondentes da Caixa ou, até mesmo, terminais de autoatendimento. Para consultar se tem direito em receber e informações de quando o benefício estará disponível.
Como sacar o PIS?
Funcionários de empresas privadas: o trabalhador deve se dirigir até a agência mais próxima da Caixa Econômica Federal com a carteira de trabalho ou documento de identificação. Caso possua o Cartão Cidadão, pode se dirigir até uma Lotérica.
Funcionários Públicos: o trabalhador deve estar atento ao Calendário PIS 2019, informação divulgada pela Caixa Econômica Federal e pelo Banco do Brasil. Após consultar a data de saque, basta ir até a agência mais próxima portando documentos de identificação com foto. Quem tem o Cartão Cidadão pode adiantar o recebimento do PIS, basta ir até a Caixa ou Lotérica.